FORMA DOS RAIDS

DIOGO

Usuario nuevo
8 Septiembre 2005
1
0
0
Visitar el sitio
AMIGOS,

SOU NOVO NO VOSSO FORUM, MAS E COM GOSTO QUE VERIFICO UM FORUM TAO ACTIVO RELATIVAMENTE A ESTE TEMA.

O TEMA QUE AQUI VOS PONHO A DISCUçÃO PRENDE-SE COM A FORMA COMO SE CORREM OS RAIDS ACTUALMENTE. Jà ENVIEI UM ARTIGO IDENTICO QUE FOI PUBLICADO, AINDA QUE TODO DETURPADO NA REVISTA "ENDURANCE WORLD". Cà VAI...

TENHO 34 ANOS E DESDE MUITO NOVO QUE ACOMPANHO OS RAIDS QUER COMO ACOMPANHANTE QUER COMO PARTICIPANTE, UMA VEZ QUE O MEU PAI TAMBEM CORREU. NO ENTANTO, E COMO VIM MORAR PARA LISBOA A ULTIMA PROVA EM QUE PARTICIPEI FOI A BARROCA D'ALVA EM 1995. ASSIM E COMPARANDO OS RAIDS ANTIGOS COMO O MADRID-LISBOA, O EXPRESSO, O MONTE DAS FLORES, ETC. RECORDO-ME DE VER NÃO SO MUITA GENTE A PARTICIPAR, COMO TAMBEM MUITA E MUITA GENTE A ASSISTIR AO CONTRARIO DO QUE ASSISTIMOS HOJE.

NA MINHA OPINIÃO E ERA ESSA QUE GOSTARIA DE CONFRONTAR CONVOSCO, A UNICA FORMA DE TRANSFORMAR ESTAS PROVAS EM PROVAS POPULARES E PARTICIPADAS é COPIAR O QUE SE FAZ NO CICLISMO. AO FIM AO CABO A DIFERENçA BàSICA PRENDE-SE COM O FACTO DE ELES USAREM BICICLETAS EM VEZ DE CAVALOS, MAS ELES ENCHEM AS ESTRADAS E NOS NÃO!!!!

PORQUE é QUE FOI ABANDONADO O SISTEMA DE ETAPAS ?
PORQUE é QUE SE AFASTARAM OS RAIDS DAS ESTRADAS E POVOAçÕES ?

E QUE A MEU VER, AS ETAPAS DE DIMENçÃO MéDIA (40-50 KM) PERMITEM AGRUPAR MAIS OS PARTICIPANTES O QUE AUMENTA SIGNITIVAMENTE O ESPECTACULO. PERMITE AINDA, HAVENDO VARIAS ETAPAS, CAVALEIROS MENOS IMPORTANTES BRILHAREM. PERMITE AINDA UM SEM NUMERO DE TACTICAS DIFERENTES DE CORRIDA. TUDO ISTO SO PODIA BENEFICIAR ESTE DESPORTO. POIS QUE PRAZER é QUE ALGUéM PODE TER EM VER UMA PROVA ONDE EXISTEM DIFERENçAS DE HO...RAS ENTRE OS PARTICIPANTES. ONDE EXISTEM CAVALEIROS QUE FAZEM UM DIA DE PROVA COM UM COMPANHEIRO OU MESMO SOZINHOS. PENSO QUE TAL COMO OS CAVALEIROS DA PONI EXPRESS O FAZIAM SO TINHAMOS A GANHAR EM REPARTIR ESTAS PROVAS EM VARIAS ETAPAS DE SAIDA CONJUNTA.

A OUTRA SITUAçÃO, PRENDE-SE COM O AFASTAMENTO DAS PROVAS DAS ESTRADAS PUBLICAS E POVOAçÕES. E QUE PARA MIM A NÃO SER QUE QUEIRAM TRANSFORMAR ESTAS PROVAS NUM "CLUBE PRIVADO", NINGUéM SABE DA EXISTENCIA DAS PROVAS SEM SEREM OS PARTICIPANTES E MAIS ALGUNS MALUCOS COMO EU. COMO é QUE ESTE DESPORTO PODE SER POPULAR SE ANDA ESCONDIDO DAS POPULAçÕES. PENSO QUE APEZAR DE POR VEZES O PISO SER UM HANDICAP, AS PROVAS SO TINHAM A GANHAR EM TER PUBLICO, ATé MESMO PARA CONSEGUIR PATROCINIOS PARA AS PROVAS E CAVALEIROS.

UM ABRAçO A TODOS,

DIOGO MACEDO

Olá!

É com agrado, muito agrado, que vejo que este Forum começa a ter uma participação Portuguesa.

Efectivamente, penso que não o conheço, mas gostei de encontrar aqui um Português com vontade de discutir de forma positiva a actual situação desta disciplina, o que, no nosso pais é não muito usual...

Na realidade não posso esconder a minha concordância com algumas coisas que escreve. A Resistência Equestre não é de forma alguma atractiva para sponsors por inumeros motivos, os quais me escuso de mensionar até porque são demais conhecidos, mas sobretudo pela forma dispersa como estas provas são organizadas e disputadas. E sem patrocinadores, hoje é quase impossivel organizar provas de qualidade.

Eu também sou organizador de Raides, sou Director da Associação Equestre de Évora, para além de Juiz FEI para esta disciplina e sempre me bati para trazer os cavalos às pessoas. Em Évora sempre tentamos trazer os cavalos para a cidade, lembro que no Campeonato Nacional de 2002, fizemos mesmo uma grelha veterinária no Rossio de São Brás, em pleno Centro Historico desta Cidade, o mesmo aconteceu em Arraiolos e até em Gouveia, onde organizamos concursos desta disciplina. Contudo é com tristeza que constacto que nãoé pratica corrente...

Agora, no que toca à velha discussão "Etapas / Grelhas" penso que o sistema de grelhas não só priveligia o espectaculo, pois o cavalo da frente é o primeiro, mas sobretudo a saude e a integridade fisica das montadas, por isso, para mim este assunto está mais que discutido.

Se quiser entrar em contacto comigo, seria com todo o prazer. O meu contacto é ruiamante@hotmail.com.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Amante

Ante todo dar la bienvenida a nuestros amigos Portugueses, aunque Rui ya es miembro antiguo de este foro.

Diogo, con respecto a lo que tu propones me parece una utopía en la que toda la gente de raid alguna vez hemos pensado.

Que bonito seria ver un raid en el centro de Madrid o Lisboa, que la gente se arremolinase para verlo, sentada y acomodada, te aseguro que el raid tendría muchos mas seguidores de los que tiene. Te lo aseguro.

Seguramente hasta seria deporte Olímpico.

Pero no, lo siento mucho pero la realidad no es así.

El raid se ha movido, mueve y moverá por caminos rurales, preferiblemente de tierra huyendo lo más posible del asfalto, aunque no de las grandes ciudades, la pena es no poder entrar en ellas. ( Barroca está a 15 Km. de Lisboa)

Las etapas siguen vigentes, de hecho en Evora el año pasado se hizo un raid de dos etapas con tres fases cada una. Y aquí en España hay varios raid de dos etapas.

¿Dónde esta el problema de las dos etapas? Pues que algunos son raid, como el de evora 2003, cuyas fases son relativamente cortas, para mi gusto se corre demasiado, pero esto es solamente mi opinión.

Con respecto a los raid en línea, Madrid-Lisboa ( que evidentemente no conocí), express y todos los demás que tu nombras, tal vez sean los más difíciles para un comité organizador por varias razones, recorrido, Jueces, Vet-Gate (grelhas), alojamientos, etc.etc.etc.

En Portugal tenéis todavía un lujo de recorridos, te recuerdo el de Barroca, el de la Compañía, (160 km. dentro de una finca particular), Santiago do Cacem , Evora y hasta Gouveia, recorrido este ultimo selectivo en donde los haya.

En fin, como siempre digo, supongo que habrá gente que lee este foro que podrá opinar mejor que yo sobre este tema, pero en este escrito tan solo plasmo mi opinión a la vez que aprovecho para dar la bienvenida a los colegas del país hermano.

Saludos.

Regístrate ahora y pasa a formar parte de la mayor comunidad de aficionados a los caballos en español.

Cuéntanos tus experiencias, o planteanos tus preguntas. Entre todos intentaremos ayudarte.

¡Y lo mejor de todo es que es grátis!